Arte Tradicional

Arte Tradicional
Mário Grilo

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O corte das Viras

O corte das Viras é moldado com o "" olhar do Mestre"" , adaptado a cada modelo mais ou menos saido do terminar da forma , em redor de toda a bota com a ajuda da " FACA" , que é preciso estar sempre atento por cortar facilmente as mãos .
Trabalho de precisão que determina o resultado final para o acabamento das solas .

Gestos e momentos que requerem uma faca bem afiada , sola humedecida e o olhar atento !!

Bota de Meio cano Refª 37

O cliente "José Barbeiro " de Alvito disse-me ao calçar as suas novas Alentejanas "" sem palavras"", por ter após alguns anos de impossibilidade de se calçar pela sua própria mão , conseguido em modelo de calçado adaptado ás suas dificuldades , devido ao problema de paralesia muito avançado.

Dei voltas e voltas ao molde em cartão préviamente feito ,, deixei até de lado por alguns dias , mais esta medida bem complexa ,, mas os desafios por mais complexos que sejam tem o lado bom , momentos que sinto o dever de dar alegria também a clientes com adaptações especiais .

Criei mais um amigo , e assim a publicidade do "BOCA EM BOCA " que desde á muito têm mantido este Fabrico Artesanal por Medida !


Sapato refª 72

As costuras e os recortes dão ao calçado quando se cruzam novos modelos e formas ,, tendências dos tempos e da criatividade de cada " Mestre",, sem ter frequentado nehuma formação ou curso de design , a minha facilidade para o desenho leva-me a criar todos os modelos que pedem para fabricar , dar novas tendências e novas modas ao sapato artesanal para o gosto personalizado de cada cliente.
A Refª 72 , fabricada em todas as cores e saltos para homem ou senhora , pode adicionar mais alguns pormenores de acabamento a pedido.



Botas Alentejanas refª 83

Ao iniciar o novo ano 2011 , a criação de um novo modelo a acompanhar a tendência dos canos subidos até ao joelho com abertura atrás para senhora com " Atilhos".
Com o apertar atrás com correia de couro de 6 mm a passar em pequenas argolas de pele e ligeiro fole a terminar com o recorte na parte superior do cano.Toda a frente do cano com costura aberta ao meio e laterais com corte desigual a terminar com abertura interior prática com feicho.

Uma mistura de Bota de Moscalteiro e Bota actual , para a minha cliente "Noémia Ramos " de Cuba a entrega de um novo trabalho após alguns anos de a ter conhecido na visita ao seu primeiro par ,, """ impecáveis "" ,, as palavras dedicadas e o brilhar de olho juntamente com outro par para o esposo é sem dúvida o melhor reconhecimento após mês e meio de espera .

È impossivel amanhã não desenhar um novo modelo , momentos assim são a melhor fonte para novos modelos .

BEM VINDOS AO ANO 2011 E AOS NOVOS MODELOS QUE IREI FABRICAR !!