Arte Tradicional

Arte Tradicional
Mário Grilo

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

25 de Outubro dia de Sº CRISPIM


»»»»»» Hoje dia 25 de Outubro comemoro o dia de Sº CRISPIM e Sº CRISPINIANO,irmãos nascidos em Roma , martirizados na Gália em 287.Patronos dos Sapateiros , profissão que eles próprios exerceram .
Festejados em 25 de Outubro de cada ano , cada vez com menos colegas de profissão .»»»»»»

sábado, 16 de outubro de 2010

Botas Alentejanas Refª 37

Na Refª 36 as Solas finas encostadas á pele e o salto estreito a 5 cm de altura tornam o aspecto delicado e mais leve .
O feixo atrás permite calçar de forma fácil e prática , ajustando á canela da perna até nas medidas mais largas.
Também á quem lhes chame "" Botins de Senhora"".

De todas as cores !!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

" Ponha aqui o seu Pézinho"

"" REVISTA MAIS ALENTEJO - OUTUBRO "




Com este dia de Outono "" Ponha aqui o seu Pézinho" faz sorrir quem calça . Comecei o dia com mais um reconhecimento ao fabrico , ao saber e á história de uma tradição que guardo de uma forma especial.
Pela revista" Mais Alentejo" em http://www.maisalentejo.com/
Bem haja , Ana Pedro , pela sua simpatia !

sábado, 9 de outubro de 2010

Baú de Recordações

Abri o meu BAÚ DE DE RECORDAÇÕES, e deu -me vontade de recordar um dos momentos que em muito me deu seguimento a este percurso até aos dias de hoje ,quando fabriquei uma colecção de miniaturas de Calçado Artesanal Alentejano com forma 17 ,, que me havia de dar ,, dei voltas e voltas até encontar rua acima rua abaixo nos pés de quem passava alguns dos modelos mais antigos.
Com alguns pontos em zig-zag , os modelos cozidos e acabados como em tamanho real ,, guardei sem pensar que um dia estaria-mos aqui no meu BLOG a apreciar este momento .

»» DEU-ME ENTUSIASMO TAL , QUE FABRIQUEI DE SEGUIDA EM TAMANHO REAL ,, E NUNCA MAIS PAREI DE OS FABRICAR»»»

Botas Alentejanas Refª 48


A colocação de feixos exteriores com adornos e acabamentos , protege e esconde o feixo que é cozido á pele e ao forro .
A costura de uma pala lateral recortada ao gosto do cliente aperta sobre o feixo com tiras de velcro.
A »» Refª 48 »» completa um dos meus modelos preferidos , prática de calçar , com adorno de biqueira pespontada e salto cravado de 2 cm ,cano a 32 cm de altura.

O forro das Botas


Com a época de frio a aproximar , a utilização de peles de borrego natural com o pura lã permite forrar todo o interior de todo o Calçado Artesanal , com um calor natural que nem nos dias mais frios arrefece os pés .
Na imagem a »» REFª 28»» um dos modelos em que melhor de adapta a colocação de forros em peles com pêlo , sem alterar o desenho do modelo.
»»»»»» NÃO Á FRIO QUE ENTRE!!»»»»»»»»»

O Salto das Botas

A maior preocupação das Senhoras ,, O SALTO DAS BOTAS, , mantendo a pureza da tradição de muitas tiras de couro é feito os Saltos das Botas Alentejanas modelados em várias alturas e formas , o molde feito pelo olhar atento do Mestre , não existindo saltos pré-feitos ou já prontos ,nas oficinas é preparado ao gosto de cada cliente e na hora preparado para os mais recortados .
Durante toda a vida é possivel alargar ou estreitar os Saltos através da troca de tiras de couro.

Cartucheira Refª 1


A marcar a abertura da época de caça 2010 , o fabrico de Cartucheiras por Medida em vitela natural é algo de á muito na oficina me habituei a estar preparado , sempre em cima do dia as encomendas aparecem com pormenores ao gosto do cliente.



Esta peça fabriquei para o meu amigo Rui , caçador de tradição não se separa da Cartucheira tradicional , feita pelo Mestre Artesão.




terça-feira, 5 de outubro de 2010

Oferta de um Amigo


O meu amigo DIOGO ofereceu-me uma prenda que me deixou muito sensibilizado , pelos seus 6 anos de idade e pela sua instantânea habilidade para o desenho de """ Botas Alentejanas "" , enquanto eu desenhava as medidas para mais um par .
Transmitir aos mais novos a Arte e o Saber das Tradições do Calçado Artesanal Alentejano é também um projecto a preservar e divulgar.
Abraço DIOGO.