Arte Tradicional

Arte Tradicional
Mário Grilo

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Reportagem para a RÁDIO ANTENA 1

»»» Cada dia é feito de uma nova surpresa , um mestre artesão vive de novas surpresas.
A jornalista "" SÓNIA MORAIS DA RÁDIO ANTENA 1 "" em reportagem no último dia de 2010 ,, "" preservar a tradição é também um caso de sucesso no artesanato tradicional"" , palavras que me surpreendem cada dia .»»»»»»

Bom Ano Novo Sónia .

Botas Alentejanas Refª 29


»»» A novidade de fim de ano ,, a REfª 29 ,, com Gola Almofadada para os tornozelos mais delicados .
Com almofada muito confortável a 4 cm de altura , segue o modelo Refª 28 com o terminar do cano de gola inteira , sola em couro com antiderrapante e pele de todas as cores»»»

Botas Alentejanas em Workshop


A terminar o último dia de 2010 ,, as levei as Botas Alentejanas até á Herdade da Malhadinha Nova para realizar um "" WORKSHOP"" de fim de ano .


Divulgar as tradições aos turistas que nos visitam também importante para preservar a tradição das genuinas oficinas tradicionais.


»» Na imagem , momentos com participantes ,, um cumprimento de um menbro da "" Familia Saccor"" , presentes .

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL

»»»»»»« BOAS FESTAS A TODOS OS SEGUIDORES DO " BLOG" , CLIENTES E AMIGOS , QUE ME ACOMPANHARAM AO LONGO DO ANO ,, VOTOS DE UM SANTO E FELIZ NATAL »»»

»»»» E NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR AS "" BOTAS ALENTEJANAS"" NA CHAMINÉ PARA LÁ ENCONTRAREM MUITAS PRENDAS NO DIA 25 DE DEZEMBRO »»»»»ABRAÇO

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Hoje a " Miriam" visitou as Botas Alentejanas

»»»»»»» HOJE A ""MIRIAM"" VISITOU AS BOTAS ALENTEJANAS»»»»»»»»

Passar aos mais novos as Tradições é deveras importante .
Momentos que nunca esquecem !!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Botas Alentejanas Refª 26

Manter a Tradição cada vez mais única , desenhando no modelo pormenores e costuras em adorno ,, marcado na frente pelas iniciais do nome da cliente em linha mais escura e grossa , ajusta na lateral superior com pequenas fivelas .

»»» Caiu que nem uma luva na minha cliente " Carmina " de Grândola , quando na visita ás minhas oficinas com calças dentro das Botas ,, deu voltas e mais voltas de alegria»»»

No acabamento do cano terminei com um debrum ,,, sendo possivel o fabrico com salto e forma á frente diferente , ao gosto de cada cliente !

sábado, 20 de novembro de 2010

Botas Alentejanas Refª 25


Este o par fabricado para a cliente "Albertina " da Ribeira Grande -Sº Miguel/ Açores , preparado com um Look ,diferente para momentos especiais ,a REFª 24 em pele de cabra decalcada , com forro em pele de vaca e salto de 4 cm não muito estreito , com cano subido a 19 cm cobre toda a canela da perna.
Na criação de novos conceitos a aplicação de texturas de pele diferentes , permite dar Inovação mantendo a autenticidade de cada peça única!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

25 de Outubro dia de Sº CRISPIM


»»»»»» Hoje dia 25 de Outubro comemoro o dia de Sº CRISPIM e Sº CRISPINIANO,irmãos nascidos em Roma , martirizados na Gália em 287.Patronos dos Sapateiros , profissão que eles próprios exerceram .
Festejados em 25 de Outubro de cada ano , cada vez com menos colegas de profissão .»»»»»»

sábado, 16 de outubro de 2010

Botas Alentejanas Refª 37

Na Refª 36 as Solas finas encostadas á pele e o salto estreito a 5 cm de altura tornam o aspecto delicado e mais leve .
O feixo atrás permite calçar de forma fácil e prática , ajustando á canela da perna até nas medidas mais largas.
Também á quem lhes chame "" Botins de Senhora"".

De todas as cores !!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

" Ponha aqui o seu Pézinho"

"" REVISTA MAIS ALENTEJO - OUTUBRO "




Com este dia de Outono "" Ponha aqui o seu Pézinho" faz sorrir quem calça . Comecei o dia com mais um reconhecimento ao fabrico , ao saber e á história de uma tradição que guardo de uma forma especial.
Pela revista" Mais Alentejo" em http://www.maisalentejo.com/
Bem haja , Ana Pedro , pela sua simpatia !

sábado, 9 de outubro de 2010

Baú de Recordações

Abri o meu BAÚ DE DE RECORDAÇÕES, e deu -me vontade de recordar um dos momentos que em muito me deu seguimento a este percurso até aos dias de hoje ,quando fabriquei uma colecção de miniaturas de Calçado Artesanal Alentejano com forma 17 ,, que me havia de dar ,, dei voltas e voltas até encontar rua acima rua abaixo nos pés de quem passava alguns dos modelos mais antigos.
Com alguns pontos em zig-zag , os modelos cozidos e acabados como em tamanho real ,, guardei sem pensar que um dia estaria-mos aqui no meu BLOG a apreciar este momento .

»» DEU-ME ENTUSIASMO TAL , QUE FABRIQUEI DE SEGUIDA EM TAMANHO REAL ,, E NUNCA MAIS PAREI DE OS FABRICAR»»»

Botas Alentejanas Refª 48


A colocação de feixos exteriores com adornos e acabamentos , protege e esconde o feixo que é cozido á pele e ao forro .
A costura de uma pala lateral recortada ao gosto do cliente aperta sobre o feixo com tiras de velcro.
A »» Refª 48 »» completa um dos meus modelos preferidos , prática de calçar , com adorno de biqueira pespontada e salto cravado de 2 cm ,cano a 32 cm de altura.

O forro das Botas


Com a época de frio a aproximar , a utilização de peles de borrego natural com o pura lã permite forrar todo o interior de todo o Calçado Artesanal , com um calor natural que nem nos dias mais frios arrefece os pés .
Na imagem a »» REFª 28»» um dos modelos em que melhor de adapta a colocação de forros em peles com pêlo , sem alterar o desenho do modelo.
»»»»»» NÃO Á FRIO QUE ENTRE!!»»»»»»»»»

O Salto das Botas

A maior preocupação das Senhoras ,, O SALTO DAS BOTAS, , mantendo a pureza da tradição de muitas tiras de couro é feito os Saltos das Botas Alentejanas modelados em várias alturas e formas , o molde feito pelo olhar atento do Mestre , não existindo saltos pré-feitos ou já prontos ,nas oficinas é preparado ao gosto de cada cliente e na hora preparado para os mais recortados .
Durante toda a vida é possivel alargar ou estreitar os Saltos através da troca de tiras de couro.

Cartucheira Refª 1


A marcar a abertura da época de caça 2010 , o fabrico de Cartucheiras por Medida em vitela natural é algo de á muito na oficina me habituei a estar preparado , sempre em cima do dia as encomendas aparecem com pormenores ao gosto do cliente.



Esta peça fabriquei para o meu amigo Rui , caçador de tradição não se separa da Cartucheira tradicional , feita pelo Mestre Artesão.




terça-feira, 5 de outubro de 2010

Oferta de um Amigo


O meu amigo DIOGO ofereceu-me uma prenda que me deixou muito sensibilizado , pelos seus 6 anos de idade e pela sua instantânea habilidade para o desenho de """ Botas Alentejanas "" , enquanto eu desenhava as medidas para mais um par .
Transmitir aos mais novos a Arte e o Saber das Tradições do Calçado Artesanal Alentejano é também um projecto a preservar e divulgar.
Abraço DIOGO.

sábado, 25 de setembro de 2010

"" MAIS ALENTEJO"" visita Botas Alentejanas


A marcar a semana , a visita da Jornalista "" Ana Pedro"" , da Revista "" MAIS ALENTEJO"" ,para reportagem ás Botas Alentejanas , a acompanhar na edição do mês de Outubro .
Preservar a tradição , divulgar o que é nosso .
Abraço, Ana.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Botas Alentejanas na Rádio Vidigueira


As Botas Alentejanas ,hoje na Rádio Vidigueira á conversa com "" Paulo Boga"" , no programa Renascer em 90 FM , hoje a marcar este dia de chuva , o reencontro com um amigo atento ás tradições , divulgador daquilo que ainda temos de "Genuino" e de qualidade no Artesanato Português .
Divulgar produtos "Ùnicos" , preservar o Calçado Artesanal.
Bem haja!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Forcados de Cascais

Na companhia do Grupo de Forcados de Cascais , mais um bom divulgador das Tradições do "" Sapato de Forcado"", de atacador amarelo bem apertado e franja sobreposta , cada grupo marca por alguma originalidade dos modelos.

A foto para guardar , na companhia de muitos jovens Alentejanos !

Foto: Marilia Pinto

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Forcados de Beja

A entrega de """ Um Par de Sapatos de Forcado """ para a melhor pega da tarde
, integrada na Feira Anual de Cuba 2010 ao forcado do Grupo de Forcados de Beja , um momento a marcar esta tarde de 4 de Setembro .
Manter a Tradição , preservar o Sapato de Fabrico Artesanal , com o meu cunho pessoal , marcará de uma forma ùnica este dia .
Registo o grande apreço pelo prémio !!!
Foto:Marilia Pinto

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Bota Mexicana Refª 14


O apertar de canos com fivela atrás possibilita a entrada a algumas medidas mais altas , na "" Bota Mexicana" os foles laterais apertados com uma fivela na parte superior .
Utilizada pelos pastores de antigamente , muito úteis , evitando o entrar de palhas entre o cano devido ao seu apertar , conhecidas também por " Botas de Pastor ou de Botas de Cabreiro".

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Safões Refª 7

Com o passar dos tempos , Adornos e Perfeição destinguem os Safões por Medida e o seu " Mestre", com flores recortadas em pele lisa e sobrepostas em pele com cor ligeiramente diferente , apertar de botão de pele na perna , o cinto apontado por duas compridas pontas lisas ajusta a cintura do modelo para "" Senhoras"" .

Peça fabricada a algum tempo atrás para sº Brás de Alportel , a cliente com gosto muito seu ajudou ao bom desempenho na criação do modelo.

Botas alentejanas Refª 11


Para guardar na recordação a Refª 11 de Quinas Vincadas e Puxadeiras interiores para melhor calçar , em pele natural com lustro o salto baixo e com capa larga .
Em todos os canos lisos os pigmentos na pele ,pequenas veias ou sombreados é a marca de um produto natural , sem tintas nem vervizes que indentifica as "" Botas Alentejanas" genuinas sem perder qualidade , mantendo a Tradição.
Cada pele para um novo par é sempre diferente na sua textura e pormenor , caracteriza-as o meu ferro pessoal "" Mário Grilo" que as destingue.

Nova Etiqueta


COM O PASSAR DO TEMPO AS ESPIGAS DÃO LUGAR ÁS MUITAS VINHAS EM REDOR DO CONCELHO DE CUBA NO ALENTEJO , O PESO DA TRADIÇÃO E A INOVAÇÃO DOS MODELOS , DERAM ÁS "" BOTAS ALENTEJANAS"" QUE FABRICO UM MAIS VALIA A ESTE CONCELHO DE TANTAS TRADIÇÕES DEVIDO AOS MUITOS CLIENTES DE TODO O PAIS E FORA DE PORTUGAL QUE ME VISITA.

Todos os pares , certifico dentro de dias com uma "" Nova Etiqueta"" , acompanhada do Brazão do Concelho , uma marca Ùnica e Genuina !

Botas Alentejanas Práticas

Uma das observações que sempre me fizeram , a possibilidade de calçar fácil uma " Bota Alentejana" , de facto nada mais prático em todos os canos altos a colocação de "" FEICHOS" no seu interior ,até ao terminar do cano ou simplesmente até 17 cm de altura , escondido entre o corte da pele , permite um maior ajuste nas medidas dos canos e muiti fácil de calçar.

Abertura no interior , no exterior , atrás , á frente , todas as possibilidades são possiveis , ao gosto de cada cliente.

Sapato Refª 71


Quantas voltas não dei para criar este modelo , com três cortes de pele sobrepostos , as costuras simples realçam o pormenor .
Criar um novo modelo , leva muitas vezes a muitos desenhos , muitos cartões recortados , a escolha de uma forma certa ,não é tarefa fácil ,muitas vezes sai quando menos espero.
O sapato Refª 71 é uma peça diferente , adornada com diferentes costuras , pelarias , cores , solas e a possibilidade de alteração de formato.
Abraço

Sapato Refª 74

Este um pedido que levou algum tempo para fabricar , pedido em duas cores , com solaria fina em couro e salto a três centimetros com interiores completos a pele castanha de vaca e almofadados nas laterais e palmilhas .

O Sapato Refª 74 , é uma peça diferente , a sua forma estreita e a pala subida dão-lhe um ar delicado, de viagem para Albufeira , para momentos especiais como indicado .

domingo, 29 de agosto de 2010

Botas Alentejanas para a Finlândia

Vale a pena sempre guardar um momento novo e único , na visita ás "" Botas Alentejanas "", e encomenda de dois pares para a " FINLÂNDIA" com os novos clientes do 33º Pais onde a Arte e Tradição do Calçado Artesanal Alentejano marca presença
.
Abraço !

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sapatos de Folclore Refª 32


Dos baús de antigamente , sairam muitos modelos de sapatos de senhora , este um dos modelos muito utilizados no Folclore Português , um sapato / sandália para senhora com apertar de botão , ligeiro salto a 3,5 cm e forma ligeiramente arredondada .
Forro completo em pele de vaca , fabricado em todas as cores.

--- SAPATOS DE FOLCLORE REFª 32 -----

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

MÁRIO GRILO -FÃS NO FACEBOOK

Para seguirem no facebook as "" BOTAS ALENTEJANAS "" e outros eventos cliquem no link : http//www.facebook.com/pages/Mario-Grilo/287666448835 , divulgem aos vossos amigos , acompanhem novos projectos , todos serão benvindos.

ABRAÇO
Mário Grilo
Arte Tradicional Calçados Artesanais Uni. Lda
CUBA --- ALENTEJO --- PORTUGAL

sábado, 31 de julho de 2010

Botas Alentejanas Refª 24

A elegância e o bom gosto de cada cliente dão brilho a cada par.

Criei este modelo em pele de Calfe Preto muito fino Polido com barra superior em pele de Touro Bravo com pêlo natural no terminar com 5 fivelas nicladas permitindo o ajuste em redor da perna.
O cano a 40cm de altura com salto ligeiro a 5,5 cm estreiro , a simplicidade e o brilho da pele marcam uma peça única , feita á medida da cliente "" Actriz Maria de Medeiros " ( Paris), o pedido de um novo cliente e uma nova idéia é fundamental para a autenticidade de cada par.

Bem haja , Maria !

Alentejanas para Sº Luis


Ao finalizar mais uma encomenda de Botas Alentejanas Refª 8 Polido ,para o cliente "" Grupo Coral de Sº Luis em Faro do Alentejo , registo em todas as medidas , até dos pés com deformações mais graves , o contentamento e a felicidade em cada sorriso pelo muito que dediquei a cada par .
Divulgando o Cante e a Região Alentejo , as Botas que outrora calçavam o trabalhador do campo ,hoje são adorno confortável quando se juntam em grupo e cantam as melodias que alegram muitas tardes de verão em encontros de Grupos .
»»» CALÇAR UM PAR DE "" ALENTEJANAS "" COM UM PÉ MUITO SENSIVEL E COMEÇAR A CANTAR DE ALEGRIA , ESSE MOMENTO GUARDO NA RECORDAÇÃO DE ESTE DIA 31 DE JULHO DE 2010 , TOCOU-ME O CORAÇÃO »»»»

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Bota Borseguim Refª 29-A

Bota Borseguim Refª 29-A com uma fivela , de cano a 19 cm de altura permite um maior ajuste á perna , atacador de fita .
A combinação de ilhós de cor niclada dá um colorido a esta pele preta , a sola de couro revestida com antiderrapante , modelo prático também em todas as cores de pele .

terça-feira, 20 de julho de 2010

Sandálias de Folclore Refª 31


O Rancho foclórico de Stº António da Arnilha em Vila Real de Stº António recebe mais um par de Sandálias de Folclore ( Sapatos ) pretos da REFª 31.
Por todo o pais ,me pedem para reproduzir peças de calçado para trajes , é de extrema importância para a preservação dos usos e costumes de cada região.
Ao dançar em palco cada grupo , divulga também os Oficios Tradicionais .

Punhos em Pele



Punhos em Pele para Aceleras , este mais um dos acessórios para em todas as cores para todos os modelos de motos e aceleras , a modelo do cliente , a par de todo o estofo de Bancos e Malas .
Mais uma peça Clube Motard.

Visita ás " Botas Alentejanas"


Hoje recebi a visita de " Isaurindo Sempão" da Rádio Almalusa na Suiça , para um cumprimento especial , na visita ás minhas oficinas - ao fabrico das Botas Alentejanas- momentos de grande amizade de uma visita á muito prometida .
Feitas de muitos amigos e amantes das tradições e dos bons produtos artesanais , visitas para recordar.
Bem haja Isaurindo!

domingo, 6 de junho de 2010

" JACINTOS" - Sapato Artesanal








Por momentos decidi parar e desenvolver um novo conceito de " CALÇAR ARTESANAL", acompanhar um dia muito especial , uma cerimónia que marca para toda a vida a minha melhor amiga .

Com a Inovação de Sapato Tradicional , o sistema de solas flexiveis em couro com almofada interior ,reforço no bico completo em pele e a costura no contraforte bem visivel , palmilha em couro natural revestida a pele , no exterior utilizei pele de vaca muito fina.

" Este par de " JACINTOS" - Sapato Artesanal fabriquei para mim , para este dia especial , o casamento da minha Irmã."

Para clientes de pés sensiveis e delicados , recomendo este novo conceito.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Botas Alentejanas para o " ZIMBABUÉ"

HOJE ENTREGUEI UM PAR DE "" ALENTEJANAS"" PARA UM CLIENTE QUE VIU A REPORTAGEM DO " PORTUGAL EM DIRECTO" A ALGUM TEMPO ATRÁS , ATRAVÉS DA RTP INTERNACIONAL , E SABEM PARA ONDE ?????????.................... NO ZIMBABUÉ , MAIS UM PAIS A JUNTAR AOS MUITOS PAISES QUE JÁ ENVIEI " BOTAS ALENTEJANAS".


»»»»»»SEM DÚVIDA UM BOM PRÉMIO PARA ESTE DIA »»»»»»»»»»»»»

sábado, 29 de maio de 2010

Branca de Neve Refª1


BOTAS ALENTEJANAS DE VERÃO.
À momentos em que o Utilitário até parece Fantasia ,de cor branca , salto a 3 cm , feixo interior com recorte na entrada e virola larga com pormenor de flores vasadas no momento da entrega nas minhas oficinas.
Em redor do pé recortes para respirar , dando um aspecto delicado e confortável .

Levou-me por momentos até "" BRANCA DE NEVE "" através da cor , delicadeza e suavidade no modelo , também parte desta história a cliente " Margarida Fernandes " de Setùbal que com a sua Alegria e Imaginação me trouxe a idéia que criou este modelo que certamente irá inspirar a novos modelos de verão.

Abraço amigo !

quarta-feira, 19 de maio de 2010

BOTAS ALENTEJANAS -- PONTO A PONTO

Ponto a Ponto as " Botas Alentejanas" tomam a forma da perna de cada cliente , da costura do cano até á costura final , o trocar de linhas , cores , sovelas e agulhas sempre uma tarefa ajustada a cada peça .
Juntar as várias partes é sem dúvida descobrir, de um pormenor diferente , feito pelos muitos anos de experiência e pelas muitas horas Ponto a Ponto , sem parar.

Cada "Ponto " , um gesto que me marca para toda a vida , sem dúvida !!

sábado, 15 de maio de 2010

" Botinas de Folclore" Refª 1

No brilho do olhar as " Botinas de Folclore " Refª 1 ,de uso utilitário neste modelo fabricadas para senhora com salto de 3,5 cm e forma não muito arredondada , o cano a 17 cm de altura.

Tendo a sua origem como Calçado Domingueiro ou de Cerimónia , têm sido os Ranchos Folclóricos quem mais têm preservado a Tradição do seu uso , destaco entre outros clientes o
Rancho Folclórico de Tavira e o Rancho Folclórico da Luz de Tavira , clientes á 18 anos , quando estou perto e sinto o cantar de um Rancho sinto a Alegria das " BOTINAS DE FOLCLORE "
no seu dançar , o colorido no ar .

" Clube Motard " Refª 1


Na combinação da bota de elástico , salto cravado a 3,5 cm , forma quadrada larga ,as " Botas Alentejanas " também para os amantes das Motos , este o modelo que criei para o cliente " Piçarra de Albufeira/ Guia , comemorou os primeiros kilómetros da sua Harley Davinson ,na visita ás minhas oficinas e seguiu viagem calçado com as suas novas " CLUBE MOTARD " REFª 1 .
Fabricadas com as Tiras Laterais cozidas á palmilha interior , o acessório com argolas também com fivelas ou outros a pedido do cliente .